A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE O PACIENTE E O PROFISSIONAL DE SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE O PACIENTE E O PROFISSIONAL DE SAÚDE

Recentes estudos nacionais e internacionais ressaltam que a comunicação médico-paciente é o principal elemento para que o cuidado com a saúde seja o melhor possível. Porém, os curtos tempos de consulta e a falta de comunicação podem contribuir para a ampliação do distanciamento e na hiper formalidade do diálogo entre médicos, profissionais da área e pacientes. Tendo isso em vista, quais as ações necessárias para a reconstrução desta ponte, gerando uma boa comunicação entre as partes?

           

            Usualmente, as pessoas buscam atendimento de saúde ao notar algum desconforto e tal fato já faz com que elas tragam consigo medos, inseguranças, receios, expectativas e dúvidas. Essa situação requer atenção por parte dos profissionais de saúde, para que saibam acolher e lidar bem com as diversas situações.

            A comunicação efetiva tem sido apontada como fonte indispensável à motivação, incentivo e suporte em todas as etapas do cuidado em saúde. Ouvir a história do paciente, entender o que ele está passando, absorver as informações e poder transmitir o que é necessário é imprescindível.

            É importante que os pacientes e seus acompanhantes saibam que perguntas detalhadas são essenciais para uma compreensão ampla do problema de saúde. Muitas vezes, por dúvida, desconhecimento, vergonha ou ansiedade, os pacientes não explicam sobre sua condição de saúde. Por isso, cabe ao profissional estar aberto a falar e a ouvir, passar confiança e transmitir as informações de maneira clara.

            Enquanto alguns pacientes se mostram bastante proativos durante uma investigação diagnóstica ou um tratamento, outros não sabem ao certo o que perguntar, quando e como. Quando o paciente não se sente seguro para conversar, se inicia a dificuldade para estabelecer um vínculo e a própria condução médica do caso.

            A comunicação eficaz, resulta em uma série de benefícios. Ela repercute positivamente no relacionamento, na qualidade do atendimento, na diminuição das queixas e dos erros, além de melhorar o vínculo e possibilitar uma maior relação de confiança entre médico e paciente. O papel dos profissionais da área é procurar orientá-los da melhor maneira possível. Encorajar os pacientes a ter maior participação e informá-los de que eles podem levar as suas dúvidas anotadas, pode ser uma campanha a ser adotada para a melhoria do atendimento. Também podem e deveriam anotar as orientações mais importantes que o médico lhes passou, e precauções a tomar, dentre outros. O objetivo é oferecer mais dados sobre uma doença ou tratamento, servindo de esclarecimento e suporte a um tratamento. Portanto ao encontrar seu médico questione e diga tudo o que está acontecendo com você.