NOVIDADES NA TECNOLOGIA MEDICINAL – PROTOCOLO DE RASTREAMENTO PREVENTIVO

NOVIDADES NA TECNOLOGIA MEDICINAL – PROTOCOLO DE RASTREAMENTO PREVENTIVO

Recentemente a Pixel implantou mais uma novidade em sua gama de exames de Ressonância Magnética: O protocolo de rastreamento preventivo.O que há de novo? O que seria este exame?

 

Conscientes do quanto é ruim a luta contra alguma doença, do modo como isso interfere na nossa disposição e nos priva da nossa qualidade de vida, a medicina especializada criou a medicina preventiva – uma área que busca garantir que a saúde esteja sempre em dia. A medicina preventiva consiste em prevenir doenças ou lesões por meio de ações antecipadas, focando na manutenção constante da saúde ao contrário tratar seus sintomas. Assim, evita-se que as enfermidades se instalem e provoquem consequências danosas.

Normalmente, quando seu médico lhe pede um exame tão específico quanto a ressonância, é porque alguns sintomas ou diagnóstico prévio de doença já lhes foram apresentados. Neste caso, a solicitação de exame de determinada região em seu corpo já se enquadra na área de tratamento e suporte à saúde. O protocolo de rastreamento preventivo vem com outra diretriz. Ele tem por objetivo fazer uma avaliação geral  destinada justamente a prevenção com um exame de imagem de altíssima qualidade.

Este protocolo consiste em uma varredura das regiões da cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve. Não é um exame completo de todas estas regiões, mas selecionamos algumas sequências importantes de cada região que são capazes de detectar qualquer patologia e assim, caso o médico radiologista evidencie alguma alteração, indicará o exame específico para aquela determinada região afetada para o fechamento do diagnóstico.

É interessante a forma na qual esse tipo de exame busca mudar as maneiras da medicina estar presente no cotidiano da população: o indivíduo passa a se engajar e se preocupar mais com a prevenção do que simplesmente com o tratamento. Preocupando-se mais com o bem-estar e com o cuidado de vida de um jeito mais harmônico e equilibrado. Este tipo de informação ajuda o médico a olhar o paciente como um todo e contribui na prevenção de possíveis doenças, sendo elas crônicas ou não. O paciente passa a disponibilizar dados da sua vida que auxiliam o médico a prevenir ou identificar a doença e escolher o tratamento mais adequado para o seu caso. Esta é uma excelente ferramenta para o uso da ressonância também para prevenção e rastreio de patologias ainda silenciosas.

O procedimento possui um custo bem acessível e benéfico. É rápido, indolor e seu tempo estimado gira em torno de 30 minutos. Evite contratempos, previna-se!