ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA PREVINE A MORTE POR ANEURISMA

ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA PREVINE A MORTE POR ANEURISMA

É cada vez mais comum a indicação de ressonância magnética com a finalidade preventiva. Em muitos casos, são encontrados pontos de dilatação nas paredes das artérias, o que pode levar à sua ruptura – o chamado aneurisma. “Como o diagnóstico da complicação do aneurisma cerebral é muitas vezes fatal, o melhor método disponível para a sua detecção precoce é a Angioressonância magnética. Trata-se de um exame não-invasivo, indolor e capaz de demonstrar aneurisma de pequenas dimensões, o que ajuda muito no tratamento do paciente”, diz o médico radiologista Fábio Eduardo Fernandes da Silva, da URP Diagnósticos Médicos, de São Paulo. 


O aneurisma geralmente ocorre em adultos na faixa dos 40 anos. Apensar de nem sempre o paciente apresentar os sintomas, a clássica história clínica consiste em dor de cabeça súbita durante esforço físico, podendo levar à perda de consciência. Pessoas que fumam ou que têm parentes de primeiro grau que já sofreram de aneurismas são fortes candidatos a apresentar a doença. Os hipertensos – e ainda hipertensos fumantes – correm mais riscos ainda de ter sangramentos do aneurisma. Diante de uma história sugestiva ou suspeita clínica, o paciente deve imediatamente procurar seu médico e investigar a possibilidade de ter tido uma hemorragia decorrente de ruptura do aneurisma. 

“Os aneurismas podem ser congênitos ou adquiridos durante a vida. Os de nascença são maiores e, na maioria das vezes, são diagnosticados no momento do seu rompimento, resultando em evento catastrófico que pode levar à morte ou causar graves sequelas neurológicas. Está entre as causas mais comuns de morte súbita em adultos e jovens”, diz Silva. O radiologista diz que a ressonância magnética também tem sido empregada em hospitais de ponta para diagnosticar, localizar e medir a extensão de lesões que podem levar a um acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como “derrame”. Pacientes que chegam ao hospital com queixas neurológicas recentes, de poucas horas, podem receber tratamento em caráter de urgência, a fim de reduzir as dimensões da área acometida pelo AVC e ainda reduzir sequelas”, conclui Silva. 

O cuidado com o corpo e a saúde deve ser prioridade na vida de cada um de nós. 
O compromisso da clínica Pixel é cuidar de você!