DENSITOMETRIA ÓSSEA REALIZADA PELO MÉTODO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA QUATITATIVA

DENSITOMETRIA ÓSSEA REALIZADA PELO MÉTODO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA QUATITATIVA

O que é Tomografia computadorizada quantitativa (TCQ)? É um método realizado através de medidas, feitas em cortes axiais computadorizados, mais precisamente através dos corpos vertebrais e de um dispositivo chamado “Fanton”. Os cortes são selecionados, eliminando aqueles em que alterações dos corpos vertebrais podem elevar ou diminuir sua densidade, com isto tornando o método bastante preciso. Após esta seleção, são realizadas as diversas medidas de densidade que são fornecidas a um programa específico de computador, que após processar todos os dados emite o resultado. Temos observado que alguns profissionais apresentam dúvidas a respeito deste método. Este artigo tem a intenção de esclarecer estas dúvidas.

1) O exame realizado por TCQ, emite maior quantidade de Raio X que o método de Densitometria por Raio X de dupla energia (DEXA), porém esta maior quantidade não alcança níveis lesivos ao paciente. A título de comparação, exemplificamos a seguir algumas situações com suas quantidades de Raio X emitidas.

DEXA.................................................................................1 uSV

TCQ...................................................................................30 uSV

RX em PA do tórax............................................................50 uSV

4 semanas numa altitude de 2.000 m ...............................50 uSV

Travessia do Atlântico de avião ........................................80 uSV

Cineangiocoronariografia .................................................10.000 uSV

2) Qual método é mais preciso? Pelo fato das medidas no TCQ ser através de cortes tomográficos selecionados, desprezando os corpos vertebrais que apresentam algum tipo de problema, as medidas calculadas são bastante precisas. Outros métodos, como não têm a possibilidade de selecionar a estrutura óssea a ser medida e como a densidade óssea aferida não separa osso esponjoso (onde ocorre mais precocemente as alterações de desmineralização óssea) do osso compacto, o resultado se torna menos preciso.

3) O TCQ realiza somente exame de um segmento? Sim, o TCQ examina somente a coluna dorso-lombar. Isto se deve ao princípio de que este exame se presta para o diagnóstico de osteoporose. Sendo a osteoporose uma doença sistêmica, atinge todos os ossos. Quando realizamos a medida de densidade mineral óssea (DMO) da coluna e devido a maior precisão do TCQ, estamos consequentemente avaliando todas as estruturas ósseas. Além disso, no resultado deste exame, o valor encontrado da DMO é mostrado em um gráfico, que facilmente podemos avaliar se o valor encontrado está dentro da normalidade, ou não, e se o grau da alteração está dentro de uma faixa de risco maior ou menor para que ocorra uma fratura, naqueles locais sabidamente mais frequentes para este acontecimento ou seja, vértebras torácicas e lombares, fêmur proximal, úmero proximal e rádio distal. A osteoporose é conhecida como um dos maiores problemas de saúde entre os idosos, especialmente em mulheres após o período de menopausa. Por vezes é assintomática até que ocorra alguma fratura. A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico de osteoporose. O cuidado com a saúde e a prevenção é fundamental para uma vida saudável. A clínica Pixel se preocupa com informações que possam contribuir para sua conscientização.