PROBLEMAS NEUROLÓGICOS: PORQUE OS EXAMES DE IMAGEM SÃO TÃO IMPORTANTES

PROBLEMAS NEUROLÓGICOS: PORQUE OS EXAMES DE IMAGEM SÃO TÃO IMPORTANTES

Os exames de imagem em neurologia são essenciais para o diagnóstico de problemas neurológicos que atingem o sistema nervoso central e periférico. Além disso, são solicitados para avaliação da medula espinhal, cabeça e pescoço.

Estes exames podem ser feitos por pacientes de todas as idades, em casos em que é necessário confirmar alguma suspeita.  

PROBLEMAS NEUROLÓGICOS DIAGNOSTICADOS POR EXAMES DE IMAGEM

O diagnóstico de problemas neurológicos depende, na maioria das vezes, de exames de imagem que apontem anormalidades. 

Com as imagens capturadas, o médico consegue analisar as condições reais dos pacientes e propor os tratamentos mais adequados.

As principais indicações são para o diagnóstico de cefaleias, alterações de equilíbrio, derrames e tonturas. É comum também que os neurologistas solicitem exames de imagem em casos de convulsões, desmaios, trauma, demência, e quando há suspeita de déficits neurológicos súbitos e doenças degenerativas.

EXAMES DE IMAGEM SOLICITADOS POR NEUROLOGISTAS

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são os exames de imagem mais utilizados para o diagnóstico de problemas neurológicos.

Outro exame presente nesta especialidade médica é a angiografia por ressonância magnética, que possui a vantagem de não ser invasiva.

 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A tomografia computadorizada é comumente solicitada para a avaliação de problemas neurológicos, do pescoço, mandíbula, ouvido e seios da face.

Este exame de imagem é indolor e utiliza-se da radiação para produzir imagens da parte interna da cabeça.

Na sua realização é importante que o paciente permaneça totalmente imóvel, para que o equipamento capture com qualidade as imagens.

Os exames de tomografia computadorizada podem ser realizados com ou sem contraste. O uso do contraste pode ser uma opção viável nos casos em que há a necessidade de tornar o diagnóstico mais preciso, a necessidade deste é determinada pelo médico radiologista. 

Apesar de não ser tão utilizada quanto a ressonância magnética, a tomografia é uma boa alternativa para pacientes que têm claustrofobia, e também para pessoas que não podem realizar exame de ressonância magnética como aqueles que possuem marca-passo ou clip de aneurisma cerebral. 

 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A ressonância magnética é solicitada quando o paciente possui sintomas de dores de cabeça, problemas de visão, tonturas, fraqueza muscular, perdas auditivas, sensação de formigamento, entre outros.

Por apresentar imagens mais detalhadas, é considerado como a melhor técnica para o diagnóstico de tumores nestas áreas. 

A ressonância magnética do crânio não utiliza radiação ionizante e dura em torno de 20 minutos, dependendo da avaliação a ser realizada e o uso do contraste também neste exame é determinado pelo médico radiologista.

 

ANGIOGRAFIA POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A angiografia por ressonância magnética, ou angiorressonância, é solicitada nos casos em que é necessário avaliar os vasos sanguíneos do cérebro, arteriais ou venosos. 

 

Conte com a Pixel Diagnóstico por Imagem

Estes são alguns dos exames por imagem mais comuns para o diagnóstico de problemas neurológicos. 

Se você apresenta alguns dos sintomas ou suspeitas que comentamos neste artigo, procure um neurologista de sua confiança.

E para realizar os seus exames de imagem, conte conosco! Aqui na Pixel Diagnóstico por Imagem, você realiza seus exames com conforto e equipamentos de alta tecnologia. 

Quer saber mais sobre os diagnósticos por imagem? Se a resposta for sim, fique atento aos artigos do nosso blog.