TECNOLOGIA EM FAVOR DA SAÚDE

TECNOLOGIA EM FAVOR DA SAÚDE

Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas possibilitaram uma mudança no padrão de vida de muitas pessoas. O advento da internet e telefonia celular contribuíram para a disseminação de informações, assim como, a proximidade entre pessoas. As facilidades não param por aí! O celular, por exemplo, além de fazer ligação tornou-se máquina fotográfica, computador e banco portátil. Uma infinidade de aplicativos são criados a todo momento, sempre objetivando a praticidade, qualidade de vida e o ganho de tempo.

Além disso, a tecnologia não contribui apenas para vida cotidiana. Ela auxilia de forma objetiva áreas como a saúde. Muitos equipamentos que utilizamos quando vamos a um pronto socorro, sofreram drásticas modificações tecnológicas ao longo do tempo. Podemos citar, como exemplo, a radiologia. Mas, o que é radiologia?

Radiologia estuda a aplicação do raio x e radiação no intuito de realizar diagnósticos, ou então, no tratamento de patologias. Suas aplicações são diversas como: raio x, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada dentre outros exames. Neste sentido, a tecnologia aplicada a esta área da saúde tem auxiliado no diagnóstico e prevenção  de várias doenças. Muitas pesquisas tem sido realizadas com o objetivo de aprimorar os equipamentos e ferramentas usadas pela radiologia, graças à parceria tecnologia/radiologia muitas vidas tem sido salvas.

Vale frisar que a busca por soluções tecnológicas voltadas para radiologia é uma constante realidade em instituições de saúde, é uma caminho sem volta. Assim, é importante uma constante qualificação de gestores e profissionais desta área. Pois, a atualização e readequação das práticas radiológicas são indispensáveis para a saúde dos cidadãos.

Pensar em tecnologia requer pensar em qualidade de vida, não apenas para satisfazer ou facilitar nosso cotidiano,  mas também, contribuir para uma vida mais saudável que possibilite áreas como a radiologia progredir e beneficiar aqueles que necessitam de sua aplicação.