TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: QUAIS AS DIFERENÇAS?

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Existem diversas dúvidas quanto à realização de exames como a tomografia computadorizada e ressonância magnética. Isso porque, normalmente, as pessoas realizam mais os populares ultrassom e raio x. Assim, para esclarecer as dúvidas, hoje iremos apresentar as principais diferenças entre os dois exames de imagem.

COMO É O FUNCIONAMENTO DOS EXAMES TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

O funcionamento de exames como a tomografia computadorizada e ressonância magnética são bem distintos.

A tomografia, basicamente, utiliza radiação ionizante. As imagens são geradas por feixes que atravessam os órgãos e analisadas por meio das diferenças na densidade dos tecidos. 

Deste modo, o médico consegue diferenciar os ossos do ar e identificar partes como fígado, rins e baço, por exemplo.

Podemos dizer assim, que a tomografia é um raio x muito mais sensível. 

Já a ressonância magnética, se baseia no uso de um campo magnético de alta potência. Através da interação com as moléculas de água, esse campo consegue gerar imagens em três planos. 

Considera-se a ressonância magnética como uma fotografia tridimensional de dentro do corpo. 

QUANDO CADA UM DOS EXAMES É INDICADO?

A indicação da tomografia computadorizada ou da ressonância magnética varia de acordo com a região que precisa ser analisada.

Para avaliar os pulmões, por exemplo, que possuem muito ar, a tomografia é a mais indicada. Além disso, a tomografia é ideal para gerar imagens anatômicas em poucos segundos. 

Por outro lado, no caso de avaliação da região pélvica de mulheres, é mais recomendado o uso da ressonância magnética. O exame também é comumente utilizado para investigar tendões, músculos e as mamas.

Dessa forma, fica claro que a indicação da tomografia ou da ressonância podem variar com o tipo de doença ou região que se pretende estudar. 

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES?

Para a realização da ressonância magnética, pacientes com marca-passo ou clip de aneurisma não podem realizar o exame, o campo magnético do aparelho pode danificar ou interferir no funcionamento dos mesmos.  

Outro ponto relevante, é que em casos de insuficiência renal acentuada, pode existir a contraindicação do uso de contrastes tanto na tomografia, quanto na ressonância.

ONDE REALIZAR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Se você reside em Poços de Caldas ou em outra cidade do Sul de Minas, pode contar com a Pixel Diagnóstico por Imagem.

Estamos preparados com equipamentos de alta tecnologia e profissionais qualificados para te atender da melhor maneira possível.

Caso tenha alguma dúvida quanto à realização dos exames, entre em contato conosco!