O FIM DE ANO E O NOVO NORMAL IMPOSTO PELA COVID-19

O FIM DE ANO E O NOVO NORMAL IMPOSTO PELA COVID-19

Dezembro chegou e, em um ano atípico como 2020, as festas de fim de ano provavelmente serão diferentes. Com a potencial segunda onda da Covid-19, a recomendação é a retomada de diversas restrições e reforço do distanciamento social. Mas como ficam as comemorações em família  e as confraternizações para o Natal e Ano novo?

Esta é uma questão muito pertinente. Se nos últimos meses muitas pessoas experimentaram um retorno gradativo no contato com amigos e família e uma vida mais ativa dentro do “novo normal”, parece ainda mais difícil distanciar-se novamente. Agora será hora de usar a criatividade. Amigo-oculto online, reuniões de família por videoconferências e ceias virtuais provavelmente devem reinar

Mas se você e sua família fazem questão de estar juntos nas celebrações do fim de ano, temos algumas dicas.

Dicas para celebrar o fim de ano com segurança

Como dissemos, é preferível que você e sua família encontrem maneiras de estar juntos virtualmente. Mas caso decidam que preferem se reunir presencialmente, lembre-se, não existe encontro presencial sem risco. Para reduzir a possibilidade de contágio:

  • Prefira ambientes abertos e com renovação de ar;
  • Use máscara e mantenham um distanciamento de 1,5m;
  • Quando for se alimentar, tenha ainda mais atenção ao distanciamento, já que não é possível usar máscara;
  • Reúna um número reduzido de pessoas;
  • Peça àqueles que apresentam febre ou sintomas gripais para ficar em casa;
  • Peça àqueles que fazem parte do grupo de risco para que fiquem em casa.

Saúde mental no fim de ano em tempos de “novo normal”

Como celebrar o Natal sem os abraços, as conversas e risadas na mesa da ceia?

Sabemos que a saúde mental é um ponto importante de discussão sobre o fim de ano na pandemia.

Se, por um lado, o isolamento e o distanciamento social trazem questões como a saudade da família, a solidão e o desconforto de ficar confinado em um período tão festivo, a ideia de sair e se expor ao vírus traz a ansiedade, a insegurança e o medo.

Por isso, é importante tentar manter o equilíbrio. Isso significa fazer o que você acredita ser o melhor para si e para os seus, sem deixar de ter consciência sobre os riscos de cada decisão.