PREVINA-SE CONTRA AS DOENÇAS DO VERÃO

PREVINA-SE CONTRA AS DOENÇAS DO VERÃO

Quando escutamos a palavra verão já associamos a férias, sol, calor e água fresca. Entretanto, a estação é também a deixa para a manifestação de problemas de saúde típicos de temperaturas mais quentes. 

A tropicalidade do clima brasileiro é sem dúvida, um fator que contribui no aumento de doenças do verão, que são muitas. Isso porque nosso clima além de quente, é úmido independente da região em que estará, seja litoral ou interior, no campo ou na cidade.

Sabendo do aumento na incidência delas durante este período, para que você possa aproveitar as férias sem contratempos, elencamos as principais doenças de verão

Dengue, Zika e Chicungunha 

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro estão entre os mais chuvosos. O excesso de chuva e com as altas temperaturas criam o clima perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite não só a dengue que tem alto potencial epidemiológico, mas também a Zika e a Chicungunha (ou Chikungunya)

A única forma de combater e tentar driblar a doença é limpando o quintal, eliminando possíveis focos e locais de reprodução do mosquito e reforçar o uso de repelentes, principalmente no horário próximo às 17 horas, período em que o vetor está mais ativo.

Viroses

A mais conhecida das doenças de verão está relacionada quase sempre a intoxicação alimentar, com a contaminação por um vírus, bactéria ou parasita, como resultado alimentos mal higienizados, preparados ou armazenados. Entre os principais sintomas estão a náusea, cólicas estomacal e intestinal, vômito, diarreia e desidratação severa.

Por isso, evite comidas de rua, cuidados com os restaurantes, principalmente aqueles que são self-service. Procure consumir alimentos que passaram por processos de cocção, passando longe de alimentos crus. 

Micoses

A micose é a proliferação de fungos, e assim como as demais doenças, o calor e a umidade são a combinação perfeita para a proliferação destes fatores patológicos. A areia da praia, o excesso de transpiração, roupas de fibras sintéticas que não deixam a pele respirar, permanência prolongada com roupas de banho molhadas e andar descalço são fatores que aumentam a probabilidade de contaminação.

Atenha-se ao uso de chinelos e roupas leves, preferencialmente de fibras naturais como o algodão e o linho, seque a região 

Insolação 

Sempre reforçamos o quanto a exposição prolongada ao sol pode ser prejudicial à saúde, contudo no verão, enquanto aproveitamos o melhor da estação, muitas vezes esquecemos dos problemas instantâneos que ele pode causar. Além de queimaduras na pele, a insolação pode ser acompanhada de mal-estar, febre, vômito e diarreia.

Evitar a exposição em períodos de maior incidência de radiação (10h – 16h), usar protetor solar e proteção mecânica, como chapéus, roupas e óculos escuros.

Além disso, em nosso post anterior, você pode encontrar também algumas dicas que podem também ajudar a manter as famosas doenças da estação, irão ajudá-lo a aproveitar de uma forma leve.