OBSESSÃO POR ATIVIDADES FÍSICAS

OBSESSÃO POR ATIVIDADES FÍSICAS

Sempre reforçamos a importância em praticar alguma atividade física e também sobre o quanto o sedentarismo pode  ser prejudicial para o organismo humano. Entretanto, assim como quase tudo na vida, o excesso de atividade física, pode ser tão prejudicial quanto a ausência dela, se não pior, em casos extremos .

Isso porque nosso organismo, para funcionar perfeitamente, precisa que todos os componentes estejam em harmonia. Da mesma forma que acontece quando uma máquina é sobrecarregada e apresenta falhas, o corpo também reage a essa carga excessiva à qual é submetida, resultando em lesões musculares, ligamentos, fraqueza e a longo prazo tendinites e osteoporose, por exemplo.

Segundo pesquisas, o problema geralmente está associado a um distúrbios alimentar e dismórfico corporal, como a anorexia, bulimia e vigorexia. Ou seja, tem origem na não aceitação do seu próprio corpo.

Conheça os sinais da obsessão por atividades físicas

Entre os sinais de obsessão por atividade física estão:

  • praticar a atividade física todos os dias, inclusive finais de semana e feriado;
  • fazer dietas extremamente restritivas e prejudiciais;
  • aumentar os tempos de treino;
  • buscar o "corpo dos sonhos" independente das consequências;
  • estressar-se por não conseguir alcançar alguns resultados;

Além deles, é importante também observar outros comportamentos sociais, pois a pessoa que está sofrendo com o vício deixa de ver os amigos, de socializar, ver a família, diminui o rendimento no trabalho entre tantas outras mudanças.

A associação às características de vícios em exercícios e  em drogas ilícitas e álcool, é desagradável de fazer, considerando que o associamos automaticamente  somente em benefícios. Contudo a doença se desenvolve justamente porque a prática de atividades físicas fornece uma grande quantidade de hormônios  da felicidade, do prazer e aquela sensação de bem estar, o que a deixa mais difícil de ser reconhecida a princípio e tratada.

A preocupação com peso e saúde são importantes, assim como manter uma qualidade de vida (física e social). Para isso, é imprescindível não esquecer de respeitar os limites do seu corpo!