CUIDADOS COM A SAÚDE EM HOME OFFICE

CUIDADOS COM A SAÚDE EM HOME OFFICE

A quantidade de pessoas fazendo home office aumentou consideravelmente devido a pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social. Contudo, mesmo depois da liberação para o retorno presencial para o trabalho, muitas empresas viram benefícios e melhor rendimento, optando assim por manter o trabalho em home office.

Os problemas começam a aparecer a partir dessa mudança abrupta de rotina, quando a pessoa não possui um local específico com móveis adequados para desenvolver suas funções ou simplesmente não conseguir organizar a dinâmica casa x trabalho.

Entendendo como pode ser difícil alguns aspectos do trabalho remoto, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

1- Tenha uma estrutura adequada

Não é porque você está trabalhando dentro de casa que qualquer lugar serve. Por ser várias horas do dia sentado na frente do computador, o ideal é ter no mínimo uma cadeira e mesa ergonômicas, além de adaptar a altura das telas.

2- Não descuide da alimentação

Trabalhar e saber que a geladeira está ali próxima a você, recheada de coisas gostosas pode ser extremamente complicado, não é à toa que uma das maiores reclamações relacionadas a quarentena é sobre o ganho de peso. O correto é seguir com os mesmos horários das refeições que você teria, caso estivesse trabalhando fora.

3 - Faça pausas e alongue-se

Permanecer o dia todo na mesma posição é prejudicial sobretudo para o sistema circulatório e para a coluna. O recomendado, independente se estiver em home office ou presencial, é levantar a cada duas horas, fazer uma pausa e alongar-se. Desta forma, você ativa a circulação e ajuda a prevenir lesões por movimentos repetitivos.

4 - Sofá é só para lazer e descanso

Uma das maiores contra indicações de trabalhar em casa, é o uso do sofá como local de trabalho.  Por não permitir o alinhamento adequado, pode resultar em dores na região lombar e cervical. Além disso, esse hábito pode ser muito prejudicial para a produtividade no trabalho.

Para além de todas estas dicas, é indispensável delimitar o horário em que trabalhará, separando assim um tempo para você.

Faça uma atividade física, invista em um hobby, leia um livro ou assista um filme.  Assim como a saúde física, a saúde mental também é imprescindível.