SAÚDE DOS PULMÕES

SAÚDE DOS PULMÕES

No período de pandemia de covid em que vivenciamos, a saúde dos pulmões tornou-se, sem dúvidas, uma das maiores preocupações da população em geral. 

Isso porque, é um dos órgãos mais afetados, em casos graves de manifestação da doença, tornando-se um fator crucial e determinante entre vida e morte. 

Ultimamente, você tem reavaliado hábitos que influenciam na saúde de seus pulmões?

Ainda não? Nunca é tarde para começar. 

Um dos grandes vilões relacionados ao sistema respiratório é o cigarro, entretanto, ele não é o único. Junto a ele, outros agentes podem ser extremamente prejudiciais, como a poluição e o excesso de peso. 

 

Tabagismo X Saúde

O hábito de fumar, é considerado um dos mais danosos à saúde, principalmente a do sistema respiratório em geral. Uma vez que os tecidos pulmonares sejam comprometidos, não há como reverter os danos.  

Ele encontra-se entre os destaques de causadores de câncer de pulmão e outras doenças que o afetam.  

Por ser o órgão a ter o primeiro contato com as substâncias e a fumaça, esse age como um filtro, para o corpo. O problema é que esses componentes são altamente nocivos e o tecido não se regenera.  

 

Excesso de poluição

Parece bobeira, contudo por ser algo invisível e imperceptível no dia-a-dia, a poluição pode ser tão prejudicial. 

De acordo com pesquisadores da USP, uma média de a cada duas horas respirando em área urbana equivale a fumar um cigarro. A existência de parques fabris e de um grande número de automóveis, geram uma quantidade significativa de gases tóxicos para o ar atmosférico. 

 

Excesso de peso

Muito se fala sobre o quanto o excesso de peso é prejudicial ao coração, todavia, é válido ressaltar que também afeta o pulmão.

Isso porque ele dificulta a expansão do órgão durante o processo respiratório. Também, quando combinados a obesidade com o tabagismo, aumenta consideravelmente as chances de desenvolver um câncer de pulmão.

Além de evitar os itens citados acima, profissionais de saúde também recomendam cuidados com alimentação  associada à prática de atividade física para o fortalecimento da musculatura,  que ajudam a melhorar a respiração.