Doenças respiratórias, como prevenir?

Doenças respiratórias, como prevenir?

Apesar das doenças respiratórias terem um maior índice de incidência durante o período em que as temperaturas se encontram mais frias, engana-se quem acredita que elas ficam restritas à sazonalidade.

A gripe, resfriados, bronquite, pneumonia e crises de rinite, sinusite e asma são as mais conhecidas e também os mais frequentes diagnósticos relacionados a crises respiratórias. A maioria delas possuem como agente causador vírus principalmente e algumas bactérias. 

Por serem causadas por estes seres microscópicos e invisíveis, cria-se uma barreira na profilaxia destas doenças. Afinal, é bem mais complicado combater aquilo que não se consegue enxergar.

Não se preocupem, nós da Pixel separamos algumas dicas práticas para o seu cotidiano que podem ajudá-lo a manter-se longe das doenças respiratórias.

1- Lave as mãos com frequência

Lavar/higienizar as mãos ajudam a manter afastados estes vírus e bactérias do nosso organismo. Isso porque nem percebemos, mas inconscientemente levamos nossas mãos (que estão em contato com tudo à nossa volta) a boca e aos olhos.

Aumentar a regularidade com que são higienizadas, evita não somente você pegar a doença, mas também de transmitir aos que o cercam.

2- Procure manter um ambiente arejado e evitar aglomerações

A circulação de ar no ambiente, permite que o mesmo seja constantemente renovado, reduzindo os riscos de contaminação.  Além disso, evitar aglomerações  e proximidade com pessoas que estão doentes limita mais ainda as possibilidades de contágio.

3- Mantenha seus cuidados com a saúde e alimentação em dia

Manter um organismo saudável, cuidando da saúde e da alimentação, fazem total diferença. Essa importância deve-se ao nosso sistema imunológico. 

Quando ele está funcionando perfeitamente, algumas doenças se manifestam com menor intensidade ou então nem se manifestam, pois estes vírus e bactérias são barrados pelas nossas células de defesa.

Tendo um panorama geral do último ano, devido às medidas de proteção contra a covid-19 os indicativos e doenças respiratórias reduziram drasticamente. Evidenciando, o quanto estas dicas de profilaxia somadas ao uso de máscaras e ao distanciamento social são eficazes para o combate destes males. 

Por isso lembre sempre de manter esses cuidados em dia, use máscara e tenha sempre à disposição álcool 70.