Vantagens de reduzir o açúcar do cardápio

Vantagens de reduzir o açúcar do cardápio

São inúmeras as pesquisas que comprovam a toxicidade que o excesso de açúcar pode causar ao corpo humano. Sabemos que não é possível eliminá-lo cem por cento de nossas vidas, mas que com os alimentos certos, conseguimos reduzir sua ingestão.

O maior problema do açúcar é que ele age em nosso organismos de forma rápida. Ou seja, seu consumo em demasiado, resulta em picos de glicose no sangue. Como consequência disso, o corpo reage de diferentes formas negativas, por exemplo a resistência insulínica e posteriormente a diabetes.

Além de ajudar a prevenir e controlar a diabetes, manter uma alimentação reduzida em açúcar pode trazer inúmeros benefícios.

Principais vantagens de reduzir o açúcar:

1. Emagrecimento

É claro que o açúcar não é a única causa do ganho de peso e da dificuldade de emagrecimento. Ele pode, entretanto, contribuir em diversos aspectos para esses efeitos. Quanto mais o ingerimos, mais fome sentimos. Um bom exemplo disso é quando comemos uma macarronada aos domingos e em pouco tempo já estamos sentindo fome novamente.

A velocidade com a qual alimentos de alto índice glicêmico, como também são chamados, são digeridos é o que causa mais fome. Por isso, comer mais devagar também resulta em uma notável diferença, mas o ideal mesmo é reduzir o consumo de forma geral.

2. Fortalecimento do sistema imunológico e diminui as possibilidades de infecções

Estudos apontam melhoras no fluxo intestinal e sua microbiota, refletindo consequentemente no sistema imunológico através desta diminuição de consumo.

3. Pele mais jovem

Outra interferência negativa, é o quanto altos índices de glicose deixam a pele um pouco mais opaca e com rugas, causando o envelhecimento precoce. Evitar o açúcar também ajuda a postergar os reflexos do tempo dermatologicamente falando.

4. Mais disposição

O aumento na quantidade de insulina (hormônio que realiza o metabolismo dos carboidratos) para metabolizar a glicose no sangue, interfere também no funcionamento do sistema nervoso, causando-o um desequilíbrio. Por isso essa diminuição, pode deixá-lo melhor disposto. 

Uma dica que podemos dar é: ir retirando os alimentos ricos em açúcar aos poucos, para que seu organismo não sinta falta. Além disso, leva um tempo para fazer adaptação do paladar para novos sabores e principalmente, para se acostumar sem os doces.