Promovendo a qualidade de vida na saúde do idoso

Promovendo a qualidade de vida na saúde do idoso

Com o passar dos anos, é natural que o processo de envelhecimento em nosso organismo comece a afetar a rotina. O corpo não funciona mais como antes e, por isso, os cuidados precisam ser maiores.

É claro que manter hábitos saudáveis ao longo dos anos contribui para envelhecer bem e cheio de disposição. Entretanto, não é o suficiente para deixar de ser precavido e dar a devida atenção à nossa saúde e dos nossos familiares.

Busque ter uma boa alimentação

Uma das principais preocupações é com a alimentação. Bons alimentos trazem a combinação de energia e nutrientes essenciais para a manutenção da boa saúde. Procure consumir bastante verduras, legumes, grãos e proteínas magras. Desta forma todos os órgãos funcionam em perfeita harmonia.

Não deixe o corpo parado

É importante também que associado a alimentação saudável, mantenha distância de vícios como o tabagismo e consumo excessivo de álcool, somada a prática de atividades físicas. Por mais simples que seja, um alongamento, caminhada, hidroginástica, auxiliam e contribuem não somente para ajudar no tônus muscular, mas também para manter o corpo ativo. 

Mantenha a mente ocupada

A depressão é uma doença extremamente comum em idosos. A dificuldade para executar tarefas antes consideradas simples e por ter bastante tempo ocioso, podem resultar em um sentimento de frustração. Por isso é indispensável incentivar mais interações sociais que podem acontecer através das atividades físicas ou de lazer coletivas, a prática de hobbies e tarefas favoritas.

Cuide da saúde, realize exames preventivos. 

Além de todos estes pontos, com o passar dos anos a atenção relacionada às doenças e a saúde precisam ser redobradas. Algumas doenças são mais propensas a atingir pessoas mais velhas. 

Doenças cardiovasculares, Osteoporose e Alzheimer são alguns dos males mais comuns da terceira idade. Ter seu diagnóstico realizado nas fases iniciais é fundamental e garante uma melhor expectativa e qualidade de vida. Diante disso é pertinente a realização de consultas e exames médicos de rotina. Eles podem trazer mais do que qualidade de vida, podem garantir a longevidade.