Varizes: causas e prevenção

Varizes: causas e prevenção

Afinal, o que são varizes? 

As varizes não se resumem somente a uma questão estética, embora a princípio seja o principal motivo pelo qual os pacientes as notam. Isso porque elas são na verdade veias que sofreram dilatação e são indicadores de que algo relacionado a circulação está acontecendo.

Podendo se manifestar em diferentes graus de intensidade, ela pode aparecer como um simples incômodo estético associado a sensação de pernas cansadas, por exemplo ou em graus mais preocupantes, causando dor, mudanças na coloração da pele e inchaço.

A região mais comum para o aparecimento das varizes são os pés e as pernas, por serem os membros da extremidade inferior. Acontecem como consequência da ação da gravidade, que dificulta o retorno do fluxo sanguíneo para os pulmões, onde são novamente oxigenados, exercendo uma pressão maior nas paredes destes vasos, dilatando-os.

O que pode causá-las? 

Alguns fatores podem potencializar o surgimento das varizes, além disso, fatores genéticos também podem contribuir

  1. Sedentarismo e ficar muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo na mesma posição, por exemplo quem trabalha muito tempo sentado, é pior ainda. A gravidade e o posicionamento dificultam a subida do sangue, que se acumula nas pernas. 

A prática de exercícios, ajudam no fortalecimento dos  músculos que fazem a contração para ajudar o sangue a subir.

  1. Idade

A partir dos 30 anos, nossos vasos sanguíneos começam a dilatar, pois o colágeno que fortalecem as paredes vai diminuindo com o passar dos anos, favorecendo o aparecimento dos vasinhos.

  1. Gravidez e hormônios femininos

Os hormônios femininos, produzidos naturalmente pelo corpo da mulher e que aumentam também durante a gravidez, aumentam ainda mais as chances de desenvolver varizes.

De acordo com pesquisas, as mulheres possuem de 2 à 5 vezes mais chances de desenvolver o problema, quando comparado aos homens.

Qual o melhor tratamento?

O tratamento vai depender do grau de intensidade das varizes e se ela tem alguma complicação, de acordo com a indicação do médico vascular.

Mas melhor do que tratar é prevenir enquanto ainda é possível. Para isso busque adotar hábitos saudáveis, praticar exercícios e evitar fatores potencializadores.