Como lidar com o medo de fazer ressonância magnética

Como lidar com o medo de fazer ressonância magnética

A ressonância magnética é um dos exames mais avançados que existe de diagnóstico de imagem, e pode ajudar a identificar os mais diversos tipos de doenças.

Ele é utilizado para a investigação de doenças neurológicas, degenerativas, assim como, tumores e lesões. Contudo, para sua realização, é necessário que o paciente fique imóvel por alguns minutos dentro de um tubo fechado, o que pode gerar medo, crises de ansiedade e claustrofobia.

Como funciona a ressonância magnética

O exame funciona da seguinte maneira: a máquina emite um campo magnético, utilizando assim de ondas de radiofrequência e computador para produzir imagens de alta resolução e não possui radiação ionizante.

Dependendo do local do corpo que está sendo examinado, o procedimento pode durar entre 15 minutos e uma horas, mas é completamente indolor. Entretanto, é importante que o paciente não se mexa para que o resultado seja preciso.

O medo da ressonância magnética

A necessidade de permanecer imóvel por um longo período é o que acaba dificultando o processo para alguns pacientes. A fobia ao aparelho está no topo da lista da síndrome do pânico em exames. A sala escura e fria por conta do ar condicionado que é necessário para o funcionamento do aparelho, o tubo estreito e o barulho é alto, estes são os fatores que contribuem para aumentar a tensão.

Dicas para perder o medo ou controlar a ansiedade para realizar a ressonância magnética:

  1. Não evite o medo, pois pensar muito nele pode reforça-lo;

  2. Pesquise sobre o assunto, e saiba exatamente como o exame funciona, informe-se sobre as etapas e o procedimento;

  3. Se tiver dúvidas, converse com o seu médico sobre o assunto;

  4. Entre em contato com a clínica onde será realizado o exame, tire suas dúvidas e se necessário vá até lá para conhecer o ambiente antes de agendar seu exame. Se sentir a vontade com os profissionais que irão te atender vai te deixar mais seguro.