Como manter o cérebro ativo

Como manter o cérebro ativo

Para ter saúde e espantar doenças é preciso exercitar o corpo regularmente, no enteando, é importante também manter o cérebro ativo e estimular o raciocínio e a memória.

Praticar exercícios para a mente é fundamental em todas as idades, mas é especialmente recomendado para adultos maduros e idosos, isso porque um dos benefícios de se manter o cérebro ativo é a redução do risco de desenvolver problemas típicos da terceira idade, como falhas na memória, demência, e até Alzheimer.

Muitas atividades que realizamos normalmente podem ajudar a manter o cérebro ativo, em geral é recomendado que se variem os estímulos, fazendo pequenas alterações na rotina, para que se mantenha o foco no que está fazendo.

Algumas maneiras para te ajudar a exercitar sua mente, entre elas estão:


Fazer palavras cruzadas:

Sabe aquelas revistas que seus pais e avós adoravam? Elas são ótimas para ativar as conexões neurais e manter o cérebro saudável. Você ainda pode se colocar desafios, como terminar uma página em determinado tempo.

Aprender um idioma:

Aprender uma língua estrangeira pode criar novos e mais rápidos modos de transmissão neurais, colaborando com a qualidade do envelhecimento.

Aprender um instrumento musical:

Aprender um instrumento musical estimula diversas áreas do cérebro, melhora a memória e a capacidade de concentração, e ainda pode ajudar na visão, audição e coordenação motora.

Utilizar a mão contrária:

Realizar atividades cotidianas com a mão não dominante pode parecer bobagem, mas é um importante exercício para o cérebro, pois obriga ele a se reprogramar para realizar atividades comuns.

Usar a tecnologia:

Existem muitos aplicativos desenvolvidos para que você exercite o cérebro que exigem raciocínio lógico.

Agora é só colocar esses exercícios em prática diariamente e manter o seu cérebro ativo!