Exames de imagem para crianças

Exames de imagem para crianças

A saúde e o bem estar dos nossos pequenos é uma das maiores preocupações que temos, o que nos leva a ficar apreensivos quando aparece algum mal estar ou problema. Este receio aumenta ainda mais, quando ao procurar atendimento médico, é solicitado alguns exames específicos.

Algumas experiências que já são difíceis para adultos, para crianças podem ser ainda mais, como é o caso da tomografia e da ressonância magnética. Contudo, estas imagens podem ser determinantes para chegar em um diagnóstico conclusivo.

Na maioria das situações é possível utilizar o ultrassom para obter essa visão interna do funcionamento do organismo. além de não ser prejudicial, também é indolor. A parte negativa dele para o diagnóstico é que pode não ser clara o suficiente e limitada a algumas regiões.

É seguro para as crianças raio-x e tomografia?

Sim, é seguro realizar ambos, mas é claro que sempre com cautela na frequência em que realiza-os, evitando expô-los desnecessariamente, e também com uma equipe de profissionais especializados que saibam trabalhar com o público infantil.

Mas e a ressonância magnética?

Apesar de indolor e também não ser prejudicial em nenhum aspecto, este é um dos exames mais temidos pelos adultos, por ser longo, ter que ficar um tempo parado e por causa da maquina em si. Quando pensamos em realiza-los em crianças, essas dificuldades são multiplicadas, tendo de realiza-la com sedação, o que pode ter consequências para o organismo.

Por isso é requisitada apenas em situações realmente necessárias, para diagnósticos que envolvem o sistema nervoso, por exemplo.

De qualquer forma, é sempre importante avaliar com o pediatra que acompanha, se o exame solicitado pelo médico é realmente a melhor opção. E em todo caso, prepare a criança antes para o exame, deixando-a calma, evitando situações de estresse ou usando frases para assustá-la.

Aqui na Pixel você conta com uma equipe especializada e equipamentos de qualidade para atender você e toda sua família, inclusive nossos pequenos, com os cuidados e precisam e merecem.