A importância do Ultrassom Morfológico

A importância do Ultrassom Morfológico

O ultrassom morfológico, também conhecido como ultrassonografia morfológica ou USG morfológico é um exame de imagem não invasivo feito na gestação que permite visualizar o bebê dentro do útero.

O exame é importante porque ajuda a identificar algumas doenças ou más-formações como Síndrome de Down e cardiopatias congênitas.

O exame serve também para acompanhar as fases de desenvolvimento do bebê, como por exemplo:

  • Confirma a idade gestacional do bebê;

  • Avalia o tamanho, medindo a cabeça, tórax, abdômen e fêmur;

  • Avalia o crescimento e desenvolvimento;

  • Monitora os batimentos cardíacos do bebê;

  • Localiza a placenta;

  • Mostra possíveis doenças e más-formações.

  • Identifica o sexo do bebê.

 

Quando fazer o ultrassom morfológico?

É recomendado fazer o ultrassom morfológico no segundo trimestre, entre a 18º e 24º semanas de gestação, que é quando o bebê já se encontra suficientemente desenvolvido.

O exame morfológico também pode ser feita no terceiro trimestre, entre a 33º e 34º de gestação, mas ele geralmente é feito nesse período quando não foi feito anteriormente, quando existe suspeita de má-formação no bebê, ou quando a grávida desenvolveu algum quadro infeccioso que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Quais doenças podem ser identificadas?

Algumas das doenças e más-formações no bebê que o ultrassom morfológico identifica são a espinha bífida, hidrocefalia, hérnia diafragmática, alterações nos rins, má-formação nos membros, Síndrome de Down e doenças cardíacas.

Como se preparar para fazer o ultrassom?

Normalmente não é necessário qualquer tipo de preparo para fazer o exame, porém, com a bexiga cheia, o útero é elevado, o que pode ajudar a melhorar as imagens.

Em alguns casos, seu médico pode solicitar junto ao exame morfológico alguns outros exames, como por exemplo, o ultrassom transvaginal para medir o tamanho do colo e evitar casos de trabalho de parto prematuro.

Em caso de dúvidas, procure o seu ginecologista obstetra.