Ressonância Magnética: Perguntas e respostas

Ressonância Magnética: Perguntas e respostas

A ressonância magnética é um dos exames de diagnóstico por imagem mais precisos que existem atualmente.

Mas quando pacientes recebem a indicação do exame podem surgir muitas dúvidas, e para esclarece-las, preparamos algumas perguntas e respostas comuns relacionadas à ressonância magnética.

O que é a ressonância magnética?

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que serve para ajudar o médico a investigar doenças em um paciente.

A ressonância magnética provoca algum efeito negativo no corpo humano?

Não. Ele é um exame que não envolve radiação ionizante. Ele é feito a partir de uma aplicação de um campo magnético e de ondas eletromagnéticas, que não provocam efeitos negativos no corpo humano.

Que tipos de doenças a ressonância magnética é capaz de identificar?

A ressonância magnética é muito importante no diagnóstico de várias patologias no sistema nervoso, no aparelho locomotor, nos órgãos internos, entre outros. Ele é capaz de identificar doenças rapidamente e no início antes que os quadros evoluam.

Uma pessoa pode fazer uma ressonância magnética a qualquer momento?

Todo exame médico deve ser feito a partir de uma indicação clínica, que deve ser identificada por um médico assistente. A ressonância magnética deve ser feito a partir de um sintoma ou pela necessidade de um check-up.

Há alguma contraindicação ao exame de ressonância magnética?

Sim. O paciente não pode ser portador, por exemplo, de qualquer equipamento médico feito de ferro magnético, como um clip de aneurisma cerebral, ou de qualquer outro instrumento que possa ser atraído por um campo magnético, como marcapassos, por exemplo.

Quanto tempo dura um exame de ressonância magnética?

Um exame de ressonância magnética leva em torno 15 a 20 minutos para cada segmento do corpo que está sendo investigado, como por exemplo, o crânio, o tornozelo, o joelho, a coluna, etc. Porém,  a duração total vai depender da quantidade de segmentos do corpo que precisam ser avaliados e da colaboração do paciente.

É necessário algum tipo de preparação para a ressonância magnética?

É recomendado um jejum de duas a quatro horas antes de iniciar o exame, se for necessário usar o contraste ele terá menos efeitos caso a pessoa esteja com o estômago vazio. Região abdominal necessita de um preparo especifico para que seja avaliado com mais efetividade. 

Qual é a precisão das imagens de um exame de ressonância magnética?

A resolução das imagens de um exame de ressonância magnética é muito boa, capaz de detectar lesões mínimas, de até 1mm de extensão. Por isso, é um exame de alta precisão, muito sensível e específico no diagnóstico por imagens.

Por que algumas pessoas se sentem desconfortáveis ao fazer este exame?

O percentual de pessoas que desistem é muito baixo, de 2 a 5%, que são as pessoas mais sensíveis à claustrofobia, ou seja, o medo de ser colocado em um local pequeno e permanecer imóvel por um tempo.

É necessário usar um contraste?

O contraste intravenoso pode ser usado no exame da ressonância magnética e é feito de uma solução inofensiva de compostos de gadolínio. Ele se faz necessário quando é preciso ressaltar as imagens da ressonância magnética, sendo determinado seu uso pelo radiologista responsável pelo exame. 

Os planos de saúde em geral cobrem um exame de ressonância magnética?

Sim, a maioria dos principais planos cobre normalmente este tipo de exame. Para saber se o seu plano cobre a ressonância magnética você pode entrar em contato conosco para tirar dúvidas.

Esperamos que essas respostas tenham te ajudado e entender melhor como funciona a ressonância magnética e te deixar mais tranquilo e seguro caso precise fazê-lo!