Sangramento transvaginal após a Menopausa

Sangramento transvaginal após a Menopausa

A menopausa é o período na vida da mulher após a última menstruação, que termina seu período reprodutivo.

Ela tem início entre os 45 e 55 anos de idade e pode apresentar alguns desconfortos pela diminuição da produção de hormônios pelos ovários.

Alguns sintomas são comuns da menopausa como insônia, irritabilidade, pele seca, secura vaginal e ondas de calor. Outros sintomas podem aparecer no período do fim da vida reprodutiva e devem ser investigados por médicos, como os sangramentos, dores pélvicas e perda de peso.

Quais são as causas dos sangramentos na menopausa?

Os sangramentos transvaginais no período da menopausa pode indicar questões mais sérias como neoplasia que é o câncer do endométrio, atrofia endometrial em pacientes com idade mais avançada e hiperplasias endometriais. Por isso é importante um diagnóstico rápido nesses casos.

Qual exame é indicado para investigar os sangramentos?

O principal exame para a investigação da neoplasia de endométrio é o ultrassom endovaginal. Com ele, é possível verificar se há espessamento endometrial e qual o seu tamanho. Exames como ressonância magnética e tomografia abdominal e pélvica também podem ser solicitados.

Qual o tratamento se o sangramento transvaginal após a menopausa for câncer?

O tratamento inicial para o câncer de endométrio depende muito de como a doença se apresenta. Na maioria dos casos é indicado cirurgia para remoção dos órgãos genitais internos, e em alguns casos é indicada a radio, quimio ou hormonioterapia como complemento. O tratamento adequado é determinado pelo médico que está acompanhando o caso. 

Quais os fatores de risco da neoplasia?

O principal fator de risco do câncer de endométrio é a obesidade. Condições como diabetes e hipertensão também são consideradas.

Como a mulher passa por muitas mudanças hormonais durante a vida, é importante lembrar que o período da menopausa também precisa ser acompanhada por um médico especialista ginecologista.