Gestação: cuidados e dúvidas

Gestação: cuidados e dúvidas

A notícia de uma gravidez traz muitas emoções para toda a família e principalmente para a mulher, e é natural que algumas preocupações com o bebê surjam com a notícia.
Por isso, resolvemos responder alguns cuidados e dúvidas que possam surgir no momento da descoberta da gravidez.

Início do pré-natal

A primeira coisa após a confirmação da gravidez é marcar uma consulta com o ginecologista obstetra para iniciar o pré-natal. Escolha um médico de confiança, que te faça se sentir segura e confortável.
O Ministério da Saúde recomenda no mínimo seis consultas de pré-natal para garantir uma assistência adequada à mulher e ao bebê. A frequência varia de acordo com a saúde de cada gestante e recomendações do médico obstetra escolhido.

Primeiros exames

A primeira consulta do pré-natal é a mais demorada. Além de analisar todo o histórico da saúde da mulher e de seus familiares, será solicitada uma bateria de exames de sangue e urina para avaliar a saúde geral e identificar se há algum risco especial para a boa evolução da gravidez.
Os principais exames solicitados no início da gravidez incluem hemograma completo com contagem de plaquetas, exame de glicemia, testes sorológicos para HIV, sífilis, toxoplasmose, CMV, rubéola, hepatites (B e C), tipagem sanguínea e fator RH, o de Coombs indireto para mulheres RH negativo.

Primeiro ultrassom

O primeiro ultrassom realizado na gravidez é feito logo após a descoberta, entre a sexta e oitava semana. Ela é feita por via intravaginal e seus principais objetivos são visualizar o embrião, a presença de batimentos cardíacos do feto, o saco gestacional, além de confirmar a idade gestacional e estimar a data provável do parto.
Nesse primeiro ultrassom já é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê - que são rápidos e fortes.

Segundo ultrassom

O segundo ultrassom deve ser feito entre a 11ª e 13ª semana de gestação, quando é feita a avaliação do desenvolvimento do bebê e teste de transluscência nucal, que é a medida da nuca e do osso do nariz. A alteração nessas duas medidas podem indicar alterações nos cromossomos, malformação ou alguma síndrome genética, como a Síndrome de Down.

Cuidados com a alimentação

Algumas mulheres sentem muito enjoo e náuseas nos primeiros três meses da gestação, o que pode dificultar uma alimentação adequada. É necessário insistir em uma alimentação saudável com muitas frutas, verduras e leguminosas para que o bebê se desenvolva. Evite doces e bebidas com muita cafeína, que podem comprometer o ganho de peso do bebê.

Elimine o cigarro e a bebida alcoólica

O cigarro compromete o crescimento intrauterino e pode aumentar o risco de abortos espontâneos. O álcool, pode sua vez, pode causar malformações e afetar estruturas importantes no crescimento do seu filho, além de distúrbios neurológicos como a hiperatividade e irritabilidade.

Fazer atividades físicas

Atividades físicas leves podem ser benéficas na gravidez, como caminhadas, que ajudam a aliviar os inchaços e reduzem os riscos de hipertensão e diabetes gestacional. Se não há restrição médica, não deixe de fazer alguma atividade nessa fase como yoga, pilates, natação ou hidroginástica.

Não se automedique

Há muitas restrições para o uso de medicamentos durante a gravidez, pois várias substâncias podem comprometer o desenvolvimento do bebê, causar malformações e abortos. Por isso, nunca se automedique. Fale sempre com seu médico sobre grandes desconfortos como dores de cabeça, excesso de gases ou dores nas costas, comuns na gestação.

Descanse

A sensação de cansaço é intensa durante a gestação. Há excesso de sono nos primeiros meses, e o peso da barriga nos últimos dificultam as tarefas diárias. É importante que você descanse e evite atividades pesadas.


Esperamos que essas orientações te deixem mais tranquila e a ajudem a curtir ao máximo esse momento único que é a gravidez.