Artrite e Artrose: Qual a diferença?

Artrite e Artrose: Qual a diferença?

Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições sejam tratadas de forma errada como uma doença única.

Podemos definir a artrose como uma doença que provoca degeneração da articulação, enquanto a artrite provoca inflamação da articulação.

Antes de explicar a fundo a diferença entre as duas doenças, é importante entender a estrutura comprometida em ambas as condições.

O que é uma articulação?

Chamamos de articulação toda região onde há conexão de dois ou mais osso distintos, como, por exemplo, as articulações dos joelhos, cotovelos, punhos, etc.

Existem dois tipos de articulações, as fibrosas colam um osso à outro, tornando-os imóveis, e as articulações móveis, que são ligadas por cartilagens e uma bolsa cheia de líquido sinovial, permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles.

O que é artrite?

Artrite é o nome que damos a um processo inflamatório das articulações.

Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover uma ou mais articulações.

Existem várias doenças que podem causar a artrite, entre elas estão:

  • Artrite Reumatoide
  • Lúpus
  • Febre Reumática
  • Gota
  • Psoríase
  • Síndrome de Reiter
  • Doenças de Crohn
  • Espondilite anquilosante
  • Granulomatose de Wegener
  • Doenças autoimunes
  • Artrite séptica
  • Traumas

Apesar de serem doenças diferentes, a causa mais comum da artrite é a artrose.

O que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como amortecedor entre dois ossos.

A degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento dela. Ela vai se gastando ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com o outro, resultando em lesões de atrito.

Este processo de destruição da cartilagem e ossos causa incapacitação da articulação por ser muito doloroso.

A artrose é uma doença progressiva e sem cura, pois, uma vez destruída, a cartilagem não se regenera.

Existem formas de prevenir artrite e artrose?

Sim, tanto a artrite, quando a artrose, podem ser prevenidas.

Fortalecimento muscular

O primeiro ponto é manter os níveis adequados de fortalecimento muscular. Ao manter as articulações mais estáveis, haverá menos atrito entre as estruturas e com isso, iremos evitar a artrite e a artrose.

Manter-se no peso ideal

A manutenção do peso ideal também é uma forma de prevenção da artrite e artrose. Isso porque, além do maior impacto que o peso excessivo gera, ainda temos a produção de interleucinas (proteínas pró-inflamatórias).

Recuperação adequadas de cirurgias

Pessoas que passaram por cirurgias, como de joelho, tem uma tendência maior a desenvolverem artrose. Neste caso, é fundamental que a recuperação seja muito bem feita, a fim de evitar este tipo de problema.

Evitar movimentos repetitivos em excesso

Além de tudo que foi citado, a artrite e artrose tem uma piora considerável quando há movimentos repetitivos na rotina da pessoa. Por isso, se possível, evite este tipo de movimento ou desenvolva uma boa estrutura para lidar com eles.

Existem hoje inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para amenizar os sintomas, mas é importante que o médico analise e trace o tratamento de acordo com a necessidade do paciente.