Quais doenças a Tomografia de Tórax pode diagnosticar?

Quais doenças a Tomografia de Tórax pode diagnosticar?

A tomografia de tórax ou TC de tórax é um exame de diagnóstico por imagem, que possui múltiplos detectores para visualizar a parte interna do corpo. O exame pode ser reconstruído de forma tridimensional (reconstrução 3D) e avalia órgãos internos, ossos, partes moles e vasos com maior detalhamento do que um raio-x tradicional.

Qual o preparo para o exame?


Você deve vir para a clínica com roupa leve e confortável, sem materiais metálicos como joias, piercings, sutiãs e dentaduras afetam as imagens e devem ser deixados em casa ou retirados antes do exame.

Quais as indicações comuns no uso da Tomografia de tórax?

O exame é usado para avaliar alterações, diagnosticar causas de sintomas como tosse, falta de ar e febre, extensões de tumores, acompanhar a resposta de tratamentos, ajudar no planejamento de radioterapia e avaliar outros problemas torácicos.

Quais doenças a tomografia de tórax pode diagnosticar?

A tomografia de tórax é particularmente para diagnosticar doenças que afetam os pulmões, entre elas estão:

Tumores benignos e malignos

Os dois tipos principais de cânceres malignos são câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de pulmão de celular pequenas. As causas incluem tabagismo, fumo passivo, exposição a determinadas toxinas e histórico familiar.

Pneumonia

É uma infecção que inflama os sacos de ar em ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquidos ou pus. Ela pode ser fatal, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais 65 anos. Os sintomas incluem tosse com catarro ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória.

Tuberculose

É uma doença bacteriana infecciosa, que apresenta como sintomas tosse (às vezes com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre. É uma doença que se espalha quando uma pessoa infectada tosse ou espirra perto de uma saudável. Os pacientes com sintomas precisam de um longo tratamento com antibióticos.

Bronquiectasias e fibrose cística

Esses transtornos hereditários afetam as células que produzem muco, suor e sucos digestivos, tornando-os espessos, aderindo a tubos, dutos e passagens. Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Os tratamentos podem aliviar sintomas e reduzir complicações.

Inflamações e doenças da pleura

Pleura é o tecido que recobre o pulmão, quanto existe uma doença infecciosa ou inflamação, pode haver acúmulo de fluídos em torno dos pulmões, causando tosse, dor aguda no peito e falta de ar.

Doenças pulmonares intersticiais e fibrose pulmonar

São causadas por lesões e cicatrização no tecido pulmonar. A fibrose cicatriza e "engrossa" o tecido que envolve os alvéolos, comprometendo a função pulmonar. A lesão não pode ser revertidas, mas existem tratamentos e terapias que podem retardar a evolução da doença.

Alterações congênitas

São alterações nos órgãos que acontecem na formação do feto e podem ou não ser hereditárias.

Em caso dos sintomas mais comuns de problemas pulmonares, como tosse, febre, falta de ar e dores no peito procure o seu médico para que ele possa solicitar a tomografia de tórax e diagnosticar o problema.