Como controlar a ansiedade durante a gravidez

Como controlar a ansiedade durante a gravidez

Descrição:

A experiência de ser mãe é transformadora, cheia de emoções e sentimentos que envolvem a mulher durante a gestação. Durante esse momento, é normal que surjam dúvidas e inseguranças sobre a chegada do bebê o que pode gerar certo nervosismo. Entretanto, é importante estar atento para a chamada ansiedade perinatal.

A saúde emocional da mãe pode influenciar o desenvolvimento do feto, principalmente se os níveis do hormônio cortisol aumentarem, pois, ele é responsável por controlar os níveis de estresse e reduzir inflamações.

A alta quantidade de cortisol no corpo pode causar um trabalho de parto prematuro, má-formação do feto, e em casos estremos, depressão durante e o após a gestação.

Os sinais mais comuns da ansiedade perinatal são:

  • Palpitação cardíaca;

  • Respiração ofegante;

  • Formigamento das mãos e pernas;

  • Preocupação e tensões excessivas;

  • Insônia e pesadelos constantes;

  • Ganho de peso excessivo;

  • Elevação da pressão.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para a ajudar no controle da ansiedade durante essa fase especial:

Pratique exercícios físicos:

Ao se exercitar, o corpo libera endorfina no corpo, hormônio que traz sensações de alívio e relaxamento. Priorize exercícios de controle da respiração pela manhã e movimentos de baixo impacto com indicação médica.

Alimentação calmante:

Alguns alimentos possuem função natural, como os chás de camomila e maracujá, e são excelentes para combater a ansiedade. Outras opções são a alface, rica em folato e lactucina, que atuam como calmantes no organismo.

Valorize o sono:

Uma boa noite de sono é essencial para a recuperação do corpo e controle emocional. Procure manter um horário regular ao dormir, leia livros, revistas e evite a televisão e o celular antes de deitar-se, já que a luz azul desses aparelhos prejudica o sono.

Procure orientação psicológica:

Caso os sintomas sejam constantes e excessivos, procure ajuda profissional, como uma terapia com psicólogo ou acompanhamento com psiquiatra, para rastrear a raiz dos problemas e guiar seus pensamentos.

Com essas práticas, o processo da gravidez se tornará mais tranquilo e agradável para toda a família!