Como se preparar para fazer ultrassom?

Como se preparar para fazer ultrassom?

O ultrassom abdominal é um exame não invasivo e extremamente seguro, utilizado para a avaliação periódica da saúde.

Ele funciona através de ondas sonoras de alta frequência, permitindo a visualização de alterações em órgãos internos, localizados na região do abdômen, como a vesícula, vias biliares, pâncreas, retroperitônio, útero, próstata, entre outros.

Esse tipo de exame permite avaliar também a anatomia desses órgãos, além de identificar a presença de alterações, como cistos, nódulos, lesões e tumores.

Ele pode ser solicitado tanto pelo médico, em consultas de rotina, ou quando o paciente apresentar dores abdominais, que podem ser indícios de alterações nos rins ou no fígado, por exemplo.

Existem três tipos de ultrassom abdominal: total, superior e inferior. E a escolha do tipo adequado deve ser orientada pelo médico.

Indicações do ultrassom abdominal:

A escolha de qual tipo de ultrassonografia do abdômen a ser realizada depende da avaliação médica e dos sintomas que o paciente apresenta. Pode ser tanto de abdômen total, que permite visualizar todos os órgãos sólidos ou repletos de líquidos dessa região do corpo, quanto de tipos específicos, como o superior e o inferior.

Em cada órgão são realizadas medidas de suas dimensões e é observado o seu aspecto físico, em busca de alterações difusas ou focais.

  • Ultrassom abdominal superior: permite avaliar e detectar possíveis alterações no fígado, no pâncreas, na vesícula biliar, nas vias biliares, no baço, nos rins, na aorta e na veia cava inferior.

  • Ultrassom abdominal inferior: esse exame é mais específico e permite visualizar órgãos diferenciados para homens e mulheres. Para elas, ele é utilizado na avaliação da bexiga, do útero, das trompas uterinas e dos ovários. Nos casos específicos de gravidez, ele permite o acompanhamento da gestação e do desenvolvimento fetal. Já para eles, além da bexiga, também é realizado para examinar a próstata e as vesículas seminais.

Tipos de preparo:

Apesar de ser um exame de realização pouco complexa, o ultrassom abdominal requer alguns preparos. Mas não é preciso se preocupar, são recomendações simples que vão garantir um bom resultado do exame.

No dia anterior ao exame, evite bebidas alcóolicas e alimentos muito gordurosos. Evite também consumir alimentos que aumentem a produção de gases, evite fumar e consuma o seu jantar da véspera até, no máximo, 21h.

No dia do ultrassom, o paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas e é necessário reter a urina por, pelo menos, duas horas, para que a bexiga fique cheia.

Por que é preciso fazer o exame de bexiga cheia?

As ondas do ultrassom não conseguem se propagar pelo ar ou pelo gás. Ou seja, quando a bexiga está cheia, ela cria uma ótima janela para que essas ondas atinjam os órgãos que precisam ser vistos no exame e voltem para ser transformadas em imagens pelo aparelho de ultrassonografia.

Além disso, no caso de mulheres, a bexiga cheia afasta o intestino da frente do útero e ovários, possibilitando visualizá-los sem um exame invasivo.

Como o exame é realizado:

A ultrassonografia abdominal é feita com o paciente deitado na maca, com o auxílio de um gel que desliza o transdutor sob a pele. Esse aparelho emite ondas sonoras de altas frequências aos órgãos internos e, a partir disso, gera imagens que podem ser visualizadas em tempo real, na tela do aparelho.

Por que é preciso usar gel no ultrassom?

O gel é utilizado para diminuir as bolhas de ar entre o aparelho e o corpo, pois o ar dificulta a viagem das ondas sonoras, se tornando, assim, um meio condutor.

Esse gel ainda é formulado para reduzir a estática, proporcionando uma textura lisa para que o aparelho deslize com facilidade.

Agende seu exame!

Como visto acima, a ultrassonografia abdominal é um exame muito útil e seguro, utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, na detecção e análise de doenças, assim como no acompanhamento de condições já diagnosticadas e da gestação.

É importante lembrar que se trata de um exame de realização simples, indolor e não invasivo, e que a Pixel Diagnóstico é referência em sua realização em Poços de Caldas e Sul de Minas. Entre em contato e agende seu exame!