Outubro Rosa: Mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Mês de prevenção ao câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa acontece anualmente e é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama.

Ela acontece anualmente, desde 1990, e foi criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, promovendo principalmente o maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

No Brasil, o INCA - Instituto Nacional de Câncer promove eventos técnicos, debates e produz materiais educativos, desde 2010.

Qual a incidência do câncer de mama no Brasil e no mundo?

Segundo dados divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama segue como o tipo mais frequente de câncer em mulheres, no Brasil e no mundo, com 29,7% dos novos casos sendo descobertos no ano de 2020.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Como o câncer de mama acontece?

O câncer de mama é um tumor maligno que ocorre devido a alterações genéticas nas células da glândula mamária. Tais células tornam-se defeituosas e se proliferam de maneira desordenada, levando assim à formação de nódulos ou caroços na mama e/ou em tecidos vizinhos, como é o caso de nódulos nas axilas ou em outras partes do corpo, as chamadas de metástases à distância.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Os sintomas do câncer de mama são variados e podem incluir nódulo palpável endurecido no seio (associado ou não à dor), nódulo palpável na axila (linfonodo), alterações na pele da mama (pele em “casca de laranja”) e saída de secreção pelo mamilo.

Existem alguns métodos de rastreamento para o câncer de mama. Eles são ferramentas fundamentais para o diagnóstico precoce da doença, ou seja, quando os sintomas descritos acima ainda não existem. Dessa forma, o câncer é detectado em estágios iniciais, podendo, então, ter a chance de uma evolução melhor.

Os principais métodos de rastreio são:

  • Alerta às mulheres para a saúde das mamas com acesso à informação sobre a doença e autoexame das mamas;

  • Consulta médica com especialista (mastologista) para exame clínico das mamas anualmente;

  • Exame de mamografia, a ser realizado anualmente em todas as mulheres acima dos 50 anos de idade.

Vale lembrar que mulheres que possuem história de câncer de mama na família, principalmente em parentes de primeiro grau (mãe e irmãs), devem procurar acompanhamento médico e realizar a mamografia anualmente, a partir dos 35 anos de idade.

Como é feito o autoexame?

O autoexame da mama pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores, ou em uma data fixa para as mulheres que já não têm menstruação.

Para fazer corretamente o autoexame da mama, é importante fazer a avaliação em 3 momentos diferentes: frente ao espelho, em pé e deitada.

Em frente ao espelho:

Para se fazer a observação em frente ao espelho deve-se retirar toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:

Primeiro, observar com os braços caídos. Depois, levantar os braços e observar as mamas e por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Em pé

A palpação de pé deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Para isso, deve-se levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita, usando os movimentos circulares, de cima para baixo e de dentro para fora, repetindo estes passos para a mama do lado direito.

Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Deitada

Para se fazer o autoexame deitada, deve-se deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável, fazendo a palpação da mesma maneira que em pé.

Caso seja possível sentir alterações que não estavam presentes anteriormente, é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames de diagnóstico e identificar o problema.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico definitivo é dependente de um conjunto de informações baseadas no exame clínico, no estudo radiológico (mamografia e ultrassonografia) e no resultado de exames anatomopatológicos da lesão.

O diagnóstico final é dado pelo médico patologista a partir da análise microscópica de amostras de tecido obtidas por biópsia. O mesmo deve conter informações básicas como, por exemplo, o subtipo histológico e o grau de diferenciação tumoral.

Como é feito o tratamento do câncer de mama?

O tratamento do câncer de mama envolve terapia clínica (quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia) e cirúrgica (retirada conservadora do tumor ou retirada de toda a mama).

Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial de cura, mas, quando há evidências de metástases, o tratamento tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da paciente.

Existe prevenção à doença?

Além dos métodos de detecção precoce, a prevenção primária desse tipo de câncer ainda não é totalmente possível, devido à grande quantidade de fatores de risco e das alterações genéticas envolvidas na sua causa.
Porém, existem atitudes cientificamente provadas que ajudam a diminuir o risco do câncer de mama, tais como a prevenção da obesidade, a prática de exercícios físicos regularmente, dieta equilibrada e a promoção do aleitamento materno.

Qual a importância da mamografia na detecção do câncer de mama?

A mamografia é um exame indispensável para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama. Ela é um raio-x que produz imagens de alta qualidade das mamas, que ajudam o médico a identificar tumores que ainda estão pequenos demais para serem sentidos durante o exame de toque.

Hoje em dia, no Brasil, a mamografia é indicada como um exame de rotina a partir dos 50 anos. Seu médico pode pedir que você faça esse exame como parte do seu acompanhamento periódico ou para investigar uma suspeita de câncer de mama. Se não existir nenhum sinal de câncer, você pode voltar à sua rotina normal de exames.

Na nova unidade da Pixel, nós oferecemos, agora, o exame de mamografia e já estamos com a agenda aberta. Você pode agendar seu exame pelo telefone (35) 99835-7697 ou pelo Whatsapp (35) 9 98357697.