Primavera e alergias

Primavera e alergias

A primavera é uma estação conhecida pelas flores, que podem causar certo desconforto para quem sofre com as alergias típicas dessa época.

Quais são os sintomas das alergias na primavera?

Os principais sintomas de alergia na primavera são espirros, coriza, nariz trancado, olhos vermelhos e coceira nos olhos e no nariz.

Algumas pessoas só têm crises nessa época do ano, por ser o período de polinização das flores e a quantidade de pólen no ar aumentar muito.

O que mais pode influenciar quadros alérgicos?

Além de alergênicos como poeira, pólen ou produtos químicos, pacientes alérgicos podem desenvolver a doença a partir de alguns outros fatores.

  • Genética: a chance de uma pessoa ter alergia aumenta 25% se um dos pais tiver alergia e 50% se os dois pais tiverem;

  • Falta de umidade: quando o clima está seco, a baixa umidade promove um ressecamento da mucosa respiratória, o que a torna mais suscetível à inflamação;

  • Excesso de umidade: isso pode aumentar a proliferação de ácaros e fungos, o que pode ocasionar sintomas de alergia. Além disso, os ambientes tendem a ficar fechados, podendo favorecer a disseminação de vírus e bactérias que causam doenças.

Como evitar alergias na primavera?

Para prevenir as crises alérgicas nesta época do ano, a melhor maneira é evitar o contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e, em alguns casos, até perfumes.

Para quem tem animais de estimação, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados, como dar banhos frequentes e evitar que ele durma junto, na cama. Além dos pelos dos animais poderem provocar alergias, eles carregam poeira, o que também pode ocasionar os sintomas.

Em relação à higiene da casa, o ideal é não usar vassoura e, sim, passar pano úmido e aspirador. Varrer a casa faz com que as partículas de poeira fiquem em suspensão no ar por várias horas, provocando os sintomas.

Para crianças, é preciso ter um cuidado especial com os bichos de pelúcia, eles também podem acumular poeira, por isso, é importante evitar o contato constante.

Uma solução para evitar as alergias pode ser a lavagem do nariz com soro fisiológico, seja em spray ou seringa, pois, além de ajudar a hidratar as mucosas respiratórias, ajuda na eliminação de secreções e impurezas como vírus e bactérias.

Existe tratamento para quem tem alergias?

Existem vários tratamentos para quem é alérgico e, por serem doenças crônicas, não existe cura. Porém, é possível obter o controle da doença com o tratamento. As vacinas, por exemplo, possuem indicações específicas, principalmente para pessoas que não melhoram com o tratamento comum.

Se você sofre com alergias nessa época do ano, é importante procurar um otorrino ou médico alergista para entender melhor o seu caso específico e os tratamentos adequados.