Gravidez planejada: o que pensar e fazer antes de decidir ter um bebê

Gravidez planejada: o que pensar e fazer antes de decidir ter um bebê

Independentemente de ter sido planejada ou de ter sido descoberta em um momento em que o casal ainda não esperava, a gravidez é um período mágico e de transformações - não só para a gestante, mas para toda a família envolvida.

Quando planejada, a família pode se preparar para que todos os fatores necessários para uma boa gravidez – para a mãe e para o bebê – sejam alcançados.

Dois ou três meses, normalmente, é um tempo razoável para a mulher começar a planejar sua gravidez. E existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração antes desta tomada de decisão.

É preciso pensar no aspecto físico, mental, financeiro e espiritual, pois essa decisão mexe com todas as áreas da vida de uma mulher.

A mulher, antes de pensar em engravidar, deve consultar três áreas: a idade reprodutiva, a estabilidade da relação e o equilíbrio profissional e financeiro, ou seja, o conjunto biológico, emocional e racional deve estar em harmonia.

Por onde começar?

O casal ou a mulher, quando decide engravidar, deve começar com uma visita ao médico, antes mesmo de parar a prevenção da gravidez.
É importante saber se a saúde está em dia para que tudo corra bem durante a gestação. Exames hormonais como de progesterona, estrogênio, prolactina, LH e tireoide, podem deixar que tudo flua mais facilmente, já que esses hormônios podem ou não facilitar a gravidez.
Para o homem, exames como hemograma, exames de urina e outros podem ser necessários, também. Às vezes, planejando uma gravidez, as coisas podem ser mais simples, mas há casos em que mesmo com toda essa preparação, as coisas podem se arrastar por meses e, em alguns casos, até mesmo alguns anos.

Faça uma reflexão profunda:

Ter um filho é um compromisso para a vida toda, por isso, é importante refletir sobre alguns aspectos, como, por exemplo:

  • Se o seu parceiro está de comum acordo;

  • Sobre questões espirituais;

  • Como vão conciliar trabalho e a educação da criança;

  • Se vocês estão dispostos a abrir mão da vida sem filhos.

Condições financeiras:

Uma criança precisa ser planejada em todos os sentidos, inclusive o financeiro. É importante que o casal faça uma estimativa de gastos e verifique se o orçamento familiar, no momento, pode passar por essa significativa alteração.

É recomendado, também, que o casal tenha economias para que possa arcar com os gastos que se disparam, principalmente nos últimos meses da gravidez e durante a preparação para a chegada do bebê.

Saúde da mãe:

Além de seguir os passos que seu obstetra indicar, algumas coisas devem ser colocadas em prática:

  • Buscar o peso adequado: as pessoas que estão acima do peso têm mais chances de ficar diabéticas ou hipertensas na gravidez. A gravidez é uma sobrecarga para o corpo e, se a mulher já estiver sobrecarregada pela obesidade, configura-se um somatório de problemas;

  • Pare de fumar: as substâncias do tabaco antecipam a menopausa, diminuindo a função ovariana. Uma vez grávida, as substâncias tóxicas atravessam a placenta e aumentam as chances de prematuridade e baixo peso fetal. Para quem deseja engravidar, o cigarro deve ser abandonado;

  • Diminua a ingestão de álcool: para pessoas que bebem socialmente, não há problemas em engravidar. Mas, a partir do momento em que a gravidez for descoberta, é preciso parar de beber;

  • Adote um estilo de vida saudável: a prática de exercícios e a ingestão de uma alimentação saudável são essenciais para uma gestação tranquila.

Após um ano, se a gravidez não acontecer de forma espontânea, o médico pode iniciar uma investigação mais a fundo, sempre começando com a mulher. Mas, caso esteja tudo bem com a mulher, é a vez do marido ou parceiro realizar exames. Esses exames podem ser ultrassom, espermograma, além dos mais convencionais, como exames de sangue.

Tenha certeza de que vale a pena tomar tantos cuidados, ainda mais quando o filho é desejado, planejado e esperado com muito amor!

Se você teve uma gravidez não planejada, também deve ter cuidados, assim que detectar, deve ir ao médico para exames pré-natais. Saiba que o quanto antes verificar a sua saúde e levar uma gravidez tranquila, melhor, e que ter acompanhamento médico é fundamental.