Dia Mundial da Prematuridade

Dia Mundial da Prematuridade

O Dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade e foi criado para sensibilizar a população para um problema de saúde pública, a prematuridade, e assim, inspirar todos a refletirem nas estratégias para a sua prevenção e para melhorar a assistência neonatal a esses pacientes.

No mundo, cerca de 15 milhões de nascimentos são prematuros. Embora a maioria dos prematuros sejam tardios, após o nascimento, intercorrências como icterícia, hipoglicemia, desconforto respiratório, infecções e dificuldade no aleitamento materno são mais frequentes nesses recém-nascidos. Devemos estar atentos a essas intercorrências no acompanhamento desses pacientes.

É fundamental discutir estratégias para a prevenção da prematuridade. No Brasil nascem cerca de 340 mil bebês prematuros a cada ano, crianças que vem ao mundo antes que a 37ª semana de gestação seja atingida. Este é o marco que define o momento em que estariam maduros o suficiente para uma vida extra-uterina saudável, logo são extremamente vulneráveis e dependentes de um cuidado adequado e seguro.

Já entre os prematuros com idade gestacional inferior a 32 semanas, esses pacientes apresentam uma série de intercorrências próprias da prematuridade no período neonatal que demandam suporte respiratório, hemodinâmico, metabólico e nutricional, entre outras, visando não só a maior sobrevida desses pacientes, mas também uma melhor qualidade de vida na infância e adolescência.

Cerca de 70% dos prematuros com idade gestacional inferior a 32 semanas sobrevivem ao período neonatal, mas podem apresentar, na infância e adolescência, problemas de desenvolvimento, como déficit cognitivo e motor, déficit auditivo e visual, atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldades escolares e alterações comportamentais. Assim, os cuidados dos prematuros na infância também devem ser diferenciados, envolvendo além do pediatra, diversos outros profissionais de saúde.

O dia 17 de novembro foi definido como Dia da Prematuridade e é celebrado em mais de 50 países com a finalidade de chamar a atenção para este problema de extrema significância, tão impactante na mortalidade infantil, e que atinge mais de 15 milhões de bebês em todo o mundo.