Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado em 25 de novembro, anualmente, em todo o Brasil.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Você sabia que uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas? Ser doador de sangue é um ato de amor ao próximo, pois ele é insubstituível!

Por isso, é fundamental que os estoques dos bancos de sangue estejam sempre abastecidos, já que urgências e emergências que envolvam a necessidade do uso de sangue podem ocorrer a qualquer momento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%.

A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados tornam esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. O acesso ao sangue seguro ainda é um privilégio de poucos.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação se dá imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue.

O procedimento é simples, rápido e seguro, pois todo o material usado na coleta é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação. Os pré-requisitos para ser doador de sangue, são:

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);

  • Idade até 60 anos, se for a primeira doação;

  • Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;

  • Pesar mais do que 50 kg;

  • Não estar em jejum;

  • Não estar grávida ou amamentando;

  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

  • Não ter piercings em cavidade oral ou região genital.

Você pode entrar em contato com a Fundação Hemominas - Poços de Caldas pelo telefone: (35) 2101-9300. Doe sangue, doe vida!