Contraste em exames

Contraste em exames

O contraste é um nome genérico atribuído à algumas substâncias que auxiliam na realização de exames de imagem.

Estas substâncias melhoram a diferenciação entre tecidos ou estruturas de composição diferente no corpo, melhorando a interpretação do resultado e garantindo diagnósticos mais precisos.

Apesar de se tratar de uma ferramenta útil, há riscos em sua utilização. Isso porque o contraste pode causar efeitos colaterais nos pacientes e desencadear reações alérgicas, queda de pressão arterial sistêmica e etc. Por isso, seu uso só deve ser feito em casos específicos, sob supervisão médica e com indicação adequada.

Qual a importância do contraste em exames de imagem?

Imagens radiográficas são construídas de acordo com a densidade do que capturam. Por isso, os ossos que são mais densos se destacam mais e os órgãos que são menos densos, como os pulmões, absorvem menos radiação e ficam escuros nas imagens.

Dependendo do que se pretende visualizar, se não houver a administração do contraste, não há como realizar a avaliação diagnóstica adequada, e todo seguimento do paciente pode ser prejudicado.

Por exemplo:

Na avaliação de veias e artérias o contraste é fundamental para determinar a via percorrida pelo sangue e saber se em algum lugar há uma obstrução ou qualquer outro tipo de problema nestas estruturas.

Como o contraste é administrado?

Dependendo da situação, o contraste pode ser administrado via oral, via endovenosa ou por outras vias, como retal ou através de sondas e cateteres.

O contraste é administrado pela via escolhida e chega a determinados tecidos que serão estudados no exame. Após o exame, a maioria dos tipos de contraste é eliminado pela urina.

A dose utilizada para realização do exame é determinada pelo médico radiologista, e se baseia na indicação do exame, biótipo do paciente, entre outras especificações.

Existe um consenso de utilização de 1 a 2ml de contraste por quilograma do paciente, a recomendação é sempre utilizar o mínimo possível.

Tipos de contrastes e aplicações:

Os contrastes mais comuns utilizados na realização de exames são compostos por sulfato de bário, iodo ou gadolínio.

  • Sulfato de bário: normalmente aplicado via oral ou retal, ajuda a visualizar estruturas do sistema digestivo, como esôfago, duodeno e intestino.

  • Iodo: pode ser administrado via oral ou venosa. Costuma ser utilizado em exames do sistema digestivo e órgãos internos como rins, artérias e útero.

  • Gadolínio: administrado de forma intravenosa, sendo essencial na detecção de tumores, processos infecciosos e estudo de estruturas vasculares.

Principais exames que utilizam contraste:

  • Tomografia computadorizada: usa-se, em geral, o contraste iodado. Este exame é bastante comum para detectar doenças no cérebro, pulmão, fígado, rins, entre outros.

  • Ressonância magnética: utiliza-se o gadolínio. É um bom método para se avaliar os ossos e quase todos os órgãos do corpo.

  • Angiografia: neste exame, utiliza-se o contraste iodado para que se possa avaliar de forma detalhada os vasos sanguíneos e suas patologias, como o aneurisma ou arteriosclerose.

  • Urografia: um exame para avaliação do trato urinário, incluindo a capacidade funcional dos rins.

  • Estudo radiográfico com contraste do trato gastrointestinal: costuma-se fazer uso do sulfato de bário como contraste (a depender da indicação clínica).

  • Colangiografia: é um exame direcionado para avaliação das vias biliares. Neste caso, faz-se o uso do contraste iodado.

Reações diversas:

As reações causadas pelo uso de contraste não são predominantemente preocupantes e acontecem na minoria dos casos. Quando ocorrem podem ser:

  • Leves: como prurido e vermelhidão da pele;

  • Moderadas: como tosse e náuseas;

  • Severas: como falta de ar e anafilaxia.

A recomendação para pessoas que forem se submeter a um exame com uso de contraste é relatar a ocorrência de qualquer reação ao contraste em exames anteriores, bem como alertar sobre alergias, asma ou problemas renais.

Agende seu exame!

Na Pixel contamos com uma equipe de profissionais capacitados para te acompanhar desde o agendamento até a realização e o pós-exame, prontos para garantir o máximo de bem-estar e segurança, protegendo a saúde e a integridade de cada paciente.

Agende seu exame com contraste pelo telefone (35) 3722-1617 ou pelo Whatsapp: (35) 9 9835-7697.