Saúde Mental

Saúde Mental

"Mente sã num corpo são." Essa é uma frase que caracteriza a importância da saúde mental em nossas vidas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os problemas relacionados à saúde mental devem ser prioridade, uma vez que, um transtorno mental pode causar grandes números de dias de incapacidade e um grande impacto na vida das pessoas.

Além disso, ela é determinante para a estabilidade física, relacionando-se a qualidade da interação individual e coletiva que uma pessoa tem durante toda a sua vida.

Por esses motivos, é sempre importante ressaltar que transtornos mentais são doenças importantes como quaisquer outras, e passíveis de tratamento com grande chance de melhora ou cura em muitos casos.

Reconhecer esses transtornos como doenças ajuda a vencer também o estigma e preconceito que ainda existe ao redor desse assunto.

A importância da saúde mental para o bem-estar:

Assim como a física, a saúde mental é uma das partes complementar à manutenção das funções orgânicas. Sendo assim, uma mente saudável, influência no funcionamento do corpo.

Além disso, a saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.

Por isso, em uma via de mão dupla, além das características individuais, os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais também podem ser determinantes para o desequilíbrio emocional.

Dicas para manter a saúde mental em dia:

Agora que já entendemos a importância da saúde mental, separamos 10 dicas para ajudar a manter a mente sã no dia a dia.

  1. Cuide bem do sono e da alimentação;

  2. Pratique atividades físicas;

  3. Dedique um momento à pessoas queridas;

  4. Reserve um tempo para lazer;

  5. Tenha contato com a natureza;

  6. Faça algo que lhe dê prazer;

  7. Desenvolva a fé;

  8. Pratique a positividade e autoconhecimento;

  9. Busque tratamento, se necessário;

  10. Ajude o próximo.

Procure ajuda!

É sempre importante frisar que se você se sente os principais sintomas de doenças mentais como: tristeza profunda, falta de apetite, ansiedade, insônia, entre outros, procurar ajuda médica e psicológica para que o melhor tratamento seja indicado para você, por meio de medicamentos ou acompanhamento psicológico é de extrema importância.

Cuidar da sua saúde mental também é cuidar de você!